PROJETOS E PROGRAMAS DESENVOLVIDOS EM 2009

Quinta-Feira, 03 de Setembro de 2009

As conquistas em Campeonatos Escolares

Os jogos de modo geral estimulam muito os nossos alunos e a grande maioria se dedica muito, com isso, já conquistamos muitos prêmios em campeonatos escolares desde a fundação de nossa escola. Só no ano de 2009 nossos alunos ganharam os seguintes campeonatos:







    • Campeão em Dama Feminino Mirim

    • Vice campeão em Dama Feminino Infantil

    • Vice Campeão em Futsal Feminino Mirim

    • 3º colocado em Tênis de Mesa Masculino Infantil

    • 3º colocado em Tênis de Mesa Masculino Mirim

    Nossos agradecimentos aos nossos professores de treinamento, Alexandre Cipolleta e Eduardo Paravatti, pelo empenho e dedicação.
    Parabéns à todos os alunos participantes pelas conquistas.


    Práticas pedagógicas – SEE



    1. O Gênio do Crime: projeto de leitura com objetivo de desenvolver competências leitoras e escritoras, principalmente as de apreciação e réplica, bem como a proficiência leitora de textos literários mais longos, por meio de estratégias seqüenciadas. Séries envolvidas: 6ªs séries EF. Professores envolvidos: Evelin Cristhiane e Roberta Batista.






    2. Água: economizar é preciso – projeto envolvendo as disciplinas de matemática e ciências com o objetivo de contribuir para a compreensão da problemática da água e também construir noções relativas à estatística, problemas de contagem, operações matemáticas, porcentagem e medidas. Séries envolvidas: 5ªs e 6ªs séries EF. Professores envolvidos: Heraldo, Elen, Roberta Cunha, Roseni.

    3. Resolução de problemas: projeto de matemática com o objetivo de levar o aluno a desenvolver novas estratégias para encontrar respostas e solucionar enigmas, desafios e problemas, ou seja, despertar o raciocínio lógico matemático. Séries envolvidas: 1ºs e 2ºs EM. Professores envolvidos: Enizete.








    4. Oficina Zine: projeto de português com o objetivo de desenvolver as competências leitoras e escritoras relacionada à reescrita e interpretação de textos informativos. Séries envolvidas: 3ºs EM. Professores envolvidos: Ary e Magali.




    Cultura é Currículo: A escola sai da escola – FDE

    1. Visita à Pinacoteca do Estado. Por meio de prévia inscrição a escola foi selecionada para fazer uma visita à Pinacoteca do Estado, sendo que tal passeio foi destinado à uma turma de Ensino Médio. Os professores da unidade escolar apontaram o 1º B como a sala mais produtiva, sendo assim a mesma foi agraciada com o passeio que ocorreu no mês de junho, tendo como responsáveis os professores Ary e Enizete que, antes da visita, realizaram trabalhos de pesquisa sobre o local a ser visitado com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos para que, então, tivessem um olhar mais apurado do local. Com os trabalhos de pesquisa e após a realização do passeio, os alunos desenvolveram um Jornal chamado “Mat-Mix: Nova Geração Pqn Coração” e uma televisão túnel do tempo com as datas mais importantes e principais acontecimentos da Pinacoteca do Estado, sobre a orientação da professora Enizete.

    2. Visita ao Planetário, Centro de Cultura Judaica, Museu dos Transportes Públicos: com o objetivo de trazer mais conhecimento ao grupo gestor sobre os trabalhos realizados com os alunos nas visitas disponibilizadas e legitimar a responsabilidade do Estado com o desenvolvimento cultural dos nossos alunos, o grupo gestor de várias escolas foi convidado a visitar os principais pontos culturais do Estado, sendo que o grupo gestor da EE Bairro Pequeno Coração teve a oportunidade de conhecer três desses pontos. O Centro de Cultura Judaica foi visitado pelo Vice-Diretor Fabio Escaramboni e pela Coordenadora Elaine Pereira Lima; O Planetário foi visitado pela Diretora Alessandra Simão da Costa e pela Coordenadora Elaine Pereira Lima e o Museu dos Transportes foi visitado pelo Vice-Diretor Fábio juntamente com a Coordenadora Adriana Sapiência de Abreu. Em todos as visitas, os gestores vivenciaram
    as atividades culturais desenvolvidas junto aos alunos.

    Agita Galera

    A equipe docente, discente, gestora, administrativa e comunidade local se reuniu com o objetivo de fazer atividades físicas e refletir sobre a importância de tal atividade para a vida cotidiana e os benefícios para a saúde. A equipe envolvida participou de atividade como jogos coletivos (futsal e volei), individuais (tênis de mesa, damas, xadrez), foram passadas técnicas e fundamentos de alongamento, foram realizados circuitos, cálculos de IMC e gincanas. Foi um dia de muita diversão, descontração e envolvimento entre todos. .


    Desafio e Conquista
    Com o objetivo de resgatar a criatividade na produção de textos demonstrando os conhecimentos adquiridos no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, os alunos da unidade escolar participaram desse projeto produzindo redações sobre temas especificos, tendo sido direcionados e orientados por alunos da Universidade Braz Cubas, que é a instituição responsável pela realização do mesmo.

    OBMEP e Olímpiadas de Física e Química

    Todos os alunos foram inscritos e participaram em massa da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e nas Olímpiadas de Física e Química, foram selecionados os melhores nas duas disciplinas. A participação ativa dos alunos em tais provas demonstra o interesse dos mesmos em testar seus próprios conhecimentos, sendo também uma forma de avaliar o trabalho pedagógico que a unidade escolar vem desenvolvendo.

    Projetos da Unidade Escolar


    1. Festa Junina:
    Projeto interdisciplinar em parceria com o Grêmio Estudantil, com o objetivo de resgatar as tradições culturais, buscar a trajetória histórica, assim como proporcionar à comunidade escolar um momento de lazer ao mesmo tempo em que a aproxima da unidade escolar, desenvolvendo um sentimento de pertencimento na tentativa de buscar mais parceiros para ajudar na melhoria da escola como um todo. O projeto teve o envolvimento de todos os professores, alunos, funcionários, grupo gestor e pais de alunos que se empenharam para fazer dessa festa um grande sucesso, tal como foi. A escola, por meio de gincana realizada entre os alunos, arrecadou muitas prendas com as quais pode fazer muitas cestas que foram utilizadas durante a festa como premiação nas inúmeras brincadeiras realizadas, tais como acerte a boca do palhaço, tomba latas, pescaria, jogo das argolas e tiro ao alvo. Além disso, foram apresentadas três grandes e lindas quadrilhas, sendo uma da turma da manhã, uma da tarde e uma da noite. Todos os alunos vieram caracterizados e dançaram graciosamente ao som da música caipira, sendo apreciados por várias pessoas que estiveram presentes e prestigiaram esse acontecimento que ficará por muito tempo em nossas memórias, até a próxima festa que, acreditamos, deverá ser ainda melhor, pois todos provaram que é possível fazer dar certo. Além disso, os professores se organizaram na doação de roupas e sapatos com os quais foi feito o brechopping, uma espécie de bazar onde as pessoas puderam adquirir produtos semi novos por preços muito acessíveis. A arrecadação de prendas e roupas foi tão grande que ainda foi possível fazer doações para entidades assistenciais localizadas próximas á escola. Os vencedores da gincana realizada foram os alunos do 2º C, que receberão, como premiação, um passeio a um parque em São Paulo, que deverá ser realizado entre agosto e setembro. A Direção e Coordenação escolar agradece o grande empenho de todos para a realização dessa grande festa.

    2. Dia dos namorados:

    Projeto em parceria com o Grêmio Estudantil, que envolveu todos os docentes e discentes onde o principal objetivo foi o desenvolvimento da leitura e escrita, o respeito mútuo diante da exposição dos sentimentos, bem como proporcionar à todos um momento prazeroso e de integração. Todos os alunos foram estimulados a confeccionar correios elegantes com recados diversos, de amor ou de amizade, para qualquer um do ambiente escolar. Na última aula, os integrantes do Grêmio Estudantil se revezaram na leitura dos inúmeros recados entregues pelos alunos, ao som de músicas românticas. Todos os alunos demonstraram muito interesse e respeito em todo o tempo em que a atividade estava sendo desenvolvida, havendo uma participação maciça de todo corpo docente e discente.

    3. Música no intervalo:

    Projeto em parceria com a equipe do Grêmio Estudantil com o objetivo de desenvolver atividades diferenciadas durante o intervalo na tentativa de diminuir as agressões, brincadeiras de mau gosto, acidentes causados por correrias, entre outros. Em cada período, durante os intervalos, os integrantes do Grêmio colocam músicas variadas, a pedido dos próprios alunos e fazem algumas demonstrações de danças, chamando a atenção de todos para o palco.


    4. Comemoração do Dia da Criança:

    Para comemorar um dia tão especial, inclusive com o objetivo de despertar a criança que existe em cada, foram realizadas varias atividades envolvendo alunos e professores. Após as devidas homenagens feitas pelos professores coordenadores às suas respectivas salas de coordenação, foram realizadas atividades recreativas e pedagógicas, pois o foco pedagógico nunca pode ser perdido. As crianças e adolescentes contaram com atividades como o soletrando, dance music (no tablado eletrônico), show do milhão, apresentação de filmes, atividades esportivas, brincadeiras de corda entre outros, além de terem ganho sorvetes. Foi um dia muito divertido onde houve uma interação muito peculiar entre professores e alunos.

    5. Confraternização do dia dos professores:

    Com o objetivo de proporcional um dia agradável aos nossos professores e torná-los mais motivados, foi organizado um maravilhoso café da tarde. Um momento único onde os docentes tiveram a oportunidade de bater um papo descontraído e até mesmo conhecer melhor os colegas de trabalho, já que no dia-a-dia isso é quase impossível. Todos receberam presentes e foram homenageados por terem escolhido esta árdua profissão, porém muito compensadora. Para alegrar ainda mais os presentes foi feito um bingo onde o ganhador levou um aparelho de DVD para casa. A idéia é levar o professor a se sentir parte da escola, se sentir acolhido, compreendido, pois trabalhar em um ambiente agradável e acolhedor torna o professor ainda mais motivado. Parabéns à todos os professores pelo seu dia e uma homenagem especial aos professores da EE Bairro Pequeno Coração!

    6. Teste de acuidade visual:

    Em parceria com a Ótica Indaiá e a Embeleze, a escola promoveu um dia de atividades úteis à comunidade local onde os alunos e seus familiares puderam fazer testes visuais e ainda cortes gratuitos de cabelo.

    7. Avaliações Internas:

    Com o objetivo de desenvolver em nossos alunos as habilidades necessárias para um bom desempenho nas avaliações externas, a unidade escolar, por meio da ação da coordenação e corpo docente, realizou o "provão" em dois momentos. No primeiro, todos os alunos participaram e tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos, além disso foi possível detectar onde estão ocorrendo alguns problemas de aprendizagem, uma vez que a avaliação versou sobre todas as disciplinas. No segundo momento, apenas os alunos de 6ªs, 8ªs e 3ºs anos, séries que fazem o SARESP, passaram pelo provão, e dessa vez a avaliação versou apenas sobre as disciplinas do SARESP. Além de verificar os conhecimentos e coletar informações sobre o trabalho pedagógico da escola, o objetivo das avaliações também foi o de desenvolver uma postura adequada para a realização das provas externas, ou seja, fazer com que o aluno já vá se habituando à esse tipo de avaliação, se adequar ao tempo, aos tipos de questões, às formas de preenchimento do gabarito.

    8. Consciência Negra:

    Com o objetivo de atender à legislação e desenvolver em nossos alunos a consciência sobre a impotância da Cultura Afro no desenvolvimento da cultura brasileira, foram realizadas diversas atividades em comemoração ao dia da Consciência Negra. A metodologia escolhida foi aquela que os alunos mais gostam e participam, ou seja, as apresentações de palco. Assim, os alunos pesquisaram e apresentam os trajes africanos e a presença dessa "moda" no Brasil em um maravilhoso desfile da "beleza negra", apresentaram também peças teatrais mostrando a trajetória do negro no Brasil, apresentaram danças típicas africanas, onde a escola contou com a marcante presença da professora Irene, da EE Homero Fernando Milano, estudiosa da cultura afro, que fez apresentações de lindas danças. Foram montadas exposiçoes de fotos de personalidades negras do mundo todo bem como varal de poesias de poetas negros, apresentações de capoeira e slides explicando a origem dessa dança. O encerramento foi com o oferecimento de uma comída típica e muito saborosa: a feijoada.

    9. Sarau Poético - Reescrita da Canção do Exílio:

    Trabalho realizado ao longo de um bimestre, inserido no cotidiano dos alunos, o sarau poético foi idealizado e desenvolvido pela professora Magali Davanço, da disciplina de Português, onde os alunos envolvidos reescreveram o famoso poema de Gonçalves Dias utilizando a literatura de cordel envolvendo diferentes temas da atualidade. No dia das apresentações o palco foi especialmente ornamentado, os pais convidados para o evento qua aconteceu no perído noturno. Os alunos apresentaram musicas, poemas e pinturas, tudo voltado para o referido poema.

    10. Passeio cultural à Fábrica da Nestlé:

    Com o objetivo de demonstrar aos alunos os processos envolvidos na fabricação de chocolates e o funcionamento de uma grande empresa, nossos alunos foram levados à fábrica da Nestlé e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os processos industriais e a interferência dos mesmos na vida de cada um. Foi uma oportunidade de mesclar cultura, aprendizagem e diversão.

    11. Olímpiadas internas de matemática:

    Organizado pela professora Maria Vanusia, responsável pela disciplina de matemática das 8ªs séries, a Olímpiada Interna foi realizada com o objetivo de desenvolver o espírito de competitividade entre os alunos bem como prepará-los para a participação na OBMEP. Foi feita uma seleção prévia considerando-se as melhores notas obtidas pelos alunos nas atividades diárias. Para os alunos selecionados foi aplicada uma avaliação nos moldes da prova da OBMEP. Todos os participantes foram homenageados com certificados de participação e medalhas, pois se empenharam na realização da prova. Os três melhores alunos receberam prêmios.

    12. Visita ao Itaú Cultural:

    Esse passeio teve como objetivo ampliar a visão de mundo dos alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos - que, por serem mais velhos que os outros alunos, muitas vezes deixam de participar das atividades diferenciadas e dos passeios realizados, assim foi um passeio exclusivo para os alunos dessa modalidade de ensino, que possibilitou a aquisição de uma bagagem cultural além de um momento de prazer e diversão. "Foi muito prazeroso e compensador observar rostos espantados dos alunos ao conhecerem a Avenida Paulista, por nunca terem estado lá e só conhecerem-na pela tv", relatou um de nossos professores que acompanhou os alunos neste passeio.

    13. Festa do Livro - Fusão dos Corações:

    Organizado pela professora Geane Azevedo, com os alunos das 7ªD e 8ºD do Ensino Fundamental e 3ºA do Ensino Médio, teve como objetivo desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita por meio da produção de textos, coletâneas de poesias, acrósticos, sonetos, poemas, rai-kais e pensamentos que reunidos originaram o livro "Fusão dos Corações", tendo sido apresentado em festa solene.

    14. Festival de Natal:


    Para encerrar as atividades letivas em grande estilo a escola realizou o festival de natal. Um momento mágico de confraternização, interatividade, envolvimento, criatividade e... despedida. Um enorme árvore de natal foi montada no pátio, trenó e renas confeccionadas por professores e alunos integraram a ornamentação natalina, além de um lindo presépio em tamanho natural. Alunos e familiares estiveram presentes para prestigiar as apresentações realizadas que contaram com coral dos alunos e coral dos professores, teatro demonstranto o nascimento de jesus e danças ao som de músicas tocantes. As crianças ainda foram prestigiadas com a presença do papai noel que distribuiu balas e doces. A grandeza da festa demonstrou o envolvimento de todos ao longo do ano letivo e fechou com chave de ouro o ano de 2009.